quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Synsepalum dulcificum / fruta-do-milagre (miracle fruit)

Clique na imagem
para ampliar
Pequeno fruto ovalado de 2 cm de comprimento, de polpa escassa e coloração vermelho-escalate. Contém a substância miraculina, que age como boqueadora das papilas gustativas receptoras do sabor ácido. Desta forma, qualquer fruto ácido que se consuma em seguida parecerá extremamente doce. A planta é um pequeno arbusto de menos de 1,0 m, que pode ser cultivada com muito sucesso em vasos (ver foto de um exemplar adulto).
Usos: A polpa pode ser desidratada ou conservada em geladeira durante meses, mantendo as mesmas propriedades. Muito utilizada para "adoçar" frutas ácidas como limão, maracujá e muitas outras. Plantada em pequenos recipientes tem ótimo valor ornamental.
Cultivo: Deve ser cultivada em vasos para melhor controle das condições que aprecia. Ou seja, solo que retenha bom teor de umidade, adubado organicamente e ligeiramente ácido. Deve ser irrigada com freqüência. Climas tropicais e subtropicais. Inicia a frutificação a partir dos três anos de idade.
Origem: Florestas tropicais na África Ocidental, principalmente na Nigéria.
Família: Sapotaceae.
Observações: Além desta espécie, dispomos de mudas de Synsepalum subcordatum (fruta-do-milagre-gigante), cujos frutos são do tamanho de uma azeitona.

Nenhum comentário: