domingo, 23 de setembro de 2012

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Paisagismo e Jardinagem
Nome Científico: Ophiopogon japonicus
Sinonímia: Convallaria japonica
Nome Popular: Grama-preta, grama-japonesa
Família: Liliaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: China e Japão
Ciclo de Vida: Perene

A grama-preta ao contrário do que parece não é uma gramínea. Sem caule e com folhas finas e escuras, ela é uma excelente forração para áreas sombreadas. Há também uma variedade variegada, de folhas verde-amareladas, e uma variedade anã, de folhas mais curtas.

Esta planta não suporta o pisoteio, em compensação não necessita ser aparada. Pode ser utilizada também como bordadura. Vendida comumente na forma de placas.




Nome: Científico: Ophiopogon jaburan
Nome: Popular: Barba-de-serpente, Ofiopogo, Ofiopógão
Família: Ruscaceae
Origem: Japão
Ciclo de Vida: Perene

A barba-de-serpente é uma planta herbácea, perene e de folhagem ornamental, semelhante a uma gramínea. Ela cresce em tufos (touceiras) baixos, de 20 a 40 cm de altura, e apresenta folhas longas e estreitas como fitas, coriáceas e recurvadas.

A forma típica é de cor verde escura, mas a forma mais difundida e ornamental é a variegada, de folhas com estrias branco-creme ou amarelo-pálido.

No paisagismo, a barba-de-serpente presta-se como excelente forração, em locais ensolarados ou semi-sombreados como sob a copa das árvores por exemplo. Ela também pode ser utilizada como bordadura, indicando caminhos e demarcando canteiros.




P ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pata de vaca (Bauhinea variegata)

É uma árvore exótica muito usada em paisagismo urbano. Sua variação nativa (Bauhinea forticata) não tem a beleza de floração da exótica, e só é encontrada nas matas. Floração a partir de Julho, continua até três meses depois, com poucas flores.

Pertence à família Fabaceae, subfamília Caesalpinioidea. Esta planta é originária da Ásia, mais precisamente China e Índia. No Brasil, o gênero Bauhinia ocorre desde o Piauí até o Rio Grande do Sul, nas formações florestais do complexo atlântico e nas matas de planalto. Suas flores variam de brancas, róseas, roxo-pálidas até avermelhadas. B. variegata, além de ser utilizada no paisagismo.




------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Paisagismo e Jardinagem
Nome Científico: Tradescantia pallida var purpurea
Sinonímia: Setcreasea purpurea, Treleasea purpurea, Setcreassea pallida
Nome Popular: Trapoeraba-roxa, coração-roxo, trapoerabão, trapoeraba
Família: Commelinaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: México
Ciclo de Vida: Perene

A coloração e a textura desta planta são muito originais, craindo belos volumes. Sua folhas e caules são roxos e suas florezinhas são rosas. Bastante rústica, é uma planta utilizada para quem aprecia brincar com as cores. Excelente para formar maciços e bordaduras, também pode ser utilizada como forração ou em floreiras.

Nenhum comentário: