quarta-feira, 26 de setembro de 2012

 Maranta leuconeuraKerchoveana”
 
Prayer plant; Rabbit's Tracks- Maranta leuconeura var. Kerchoveana



  

 Maranta leuconeura


 Maranta leuconeura


Maranta é um género botânico pertencente à família Marantaceae
É um gênero que apresenta aproximadamente 30 espécies herbáceas e perenes distribuidads por todos os habitats úmidos das regiões tropicais.
São plantas que podem alcançar até 50 cm de altura, de folhagem vistora, com folhas grandes, oblongas, variegadas, manchadas segundo a espécie e variedade em tons verdes, vermelhos ou creme, de textura aterciopelada e brilhante, com nervuras muito evidenciadas. Possuem raizes tuberosas.
Tem fase foliares de cor diferente, peciolo longo, flores assimétricas aos pares (reflexo espelho), dísticas. O fruto apresenta sementes com arilo
O nome deste gênero foi dado em homenagem ao botânico veneziano do século XVI, Bartolomeo Maranti.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre


  
 



 

Marantas y calateas
Pertencem a mesma família: Marantaceae, mas são GÊNEROS diferentes. Causa confusão pela semelhança de suas folhas. Veja as fotos:
  
  
Nome popular: Maranta-pena-de-pavão
Nome científico: Maranta leuconeura "kerchoveana"
Origem: América Tropical
Porte: Herbácea prostrada, entre 15 a 20cm de altura. As folhas são verde-acinzentadas com manchas escuras formando desenhos parecidos com os das folhas da espécie Maranta bicolor Ker-Gawl. As flores são brancas e discretas, mas sem importância ornamental. Muito utilizada para forração em canteiros de terra a meia-sombra, rico em matéria orgânica. Muito exigente em água e sensível a geadas.

Nenhum comentário: