domingo, 23 de setembro de 2012

Embora seja uma especie típica da Argentina, Bolivia e Paraguai, o Jacarandá - mimoso(Jacaranda mimosifolia) é cultivado em muitas partes do mundo. Primeiro , porque é uma árvore rústica que suporta tanto clima subtropical quanto tropical ameno. Depois, devido a exuberância de sua intensa florada. Grandes em forma de sino e azul - violeta, as flores surgem em grande quantidade na primavera e inicio do verão, em geral quando a copa está desprovida de folhas. O espetáculo, pode ser apreciado de longe, já que a espécie atinge até 15m de altura. " Por isso, é muito utlizada no paisagismo de grandes parques e grandes jardins, e também na arborização de ruas largas e grandes avenidas" diz o engenheiro agrônomo Ronan Pereira Machado.
Quando não está florido, o jacarandá-mimoso apresenta uma copa de aparência delicada , formada por poucos ramos longos e folhas de cerca de 40 cm de comprimento, compostas por inúmeros folíolos - folhas diminutas - verde -claros. Seu tronco apresenta uma casca grossa e pardo- acinzentada, que se desprende em lascas retangulares.
"Por apresentar crescimento rápido - em dois anos atinge até 3m de altura - é indicado tutorar a muda, pois seu tronco entorta com facilidade", aconselha o profissional.

FONTE: Revista Natureza, ed;266, Pág:25, Ed: Europa.

Nenhum comentário: