quarta-feira, 26 de setembro de 2012


 

Nome Científico: Eucharis x grandiflora
Sinonímia: Eucharis amazonica
Nome Popular: Lírio-do-amazonas, estrela-d'alva, estrela-da-anunciação, estrela-de-belém
Família: Amaryllidaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América do Sul
Ciclo de Vida: Perene
O lírio-do-amazonas é uma planta herbácea, florífera e bulbosa, originária da floresta amazônica. Suas folhas são grandes, ovaladas, verde-escuras, pecioladas, brilhantes e coriáceas. A inflorescência, sustentada por um longo escapo floral, é do tipo umbela, com cerca de 3 a 10 flores grandes, brancas, cerosas e muito perfumadas. As flores do lírio-do-amazonas são semelhantes às flores de narciso (Narcissus cyclamineus). A floração geralmente ocorre na primavera.
Excelente para ambientes internos e varandas, o lírio-do-amazonas é uma das poucas plantas que floresce na sombra. Além disso, mesmo sem flores, podemos apreciá-la, pois sua folhagem é muito decorativa. Também pode ser plantada em vasos largos e, caso seja bem cuidada, recebendo boa luminosidade, irrigação e adubação é capaz de florescer até três vezes ao ano. O local ideal para esta planta bulbosa no jardim é em canteiros adubados sob a copa das árvores, onde a luz difusa do ambiente é ideal para o seu desenvolvimento.
Deve ser cultivado sob meia-sombra ou sombra, em substrato leve, fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado freqüentemente. O lírio-do-amazonas aprecia o calor tropical, mas pode ser cultivado em estufas nos países de clima temperado. Os canteiros devem ser reformados a cada dois anos. É sensível ao ataque de lagartas, ácaros e fungos. Multiplica-se por separação dos bulbos que se formam junto a planta mãe e por divisão da touceira.


                                                                                                          


                                                                                                             
                                                            LÍRIO-DO-AMAZONAS NO BERÇÁRIO-MATRIZ:
                                          
       

Nenhum comentário: