quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Paisagismo

Uma bela paisagem é capaz de despertar sensações boas com um único olhar. Morar em um lugar mais verde e em harmonia, certamente irá incrementar sua qualidade de vida.

Paisagismo

Falando em harmonia, não há nada que se compare ao equilíbrio alcançado pela natureza intocada. O nome paisagismo refere-se exatamente ao desafio de preservar este equilíbrio dentro das atuais possibilidades. O paisagismo é definido como "a comunhão do espaço vital com a vida orgânica".

Na atual conjectura, podemos usar esta arte para melhorar as condições do meio ambiente. Para isso é importante que o paisagista conheça as espécies nativas. É preciso ter em mente que não só as espécies vegetais são importantes neste cenário. As plantas estão ligadas aos animais em um relacionamento íntimo. Muitas vezes plantas e animais não conseguem viver separadamente em uma relação ecológica que chamamos de mutualismo.

O paisagismo é uma ciência relativamente nova e faz parte dos cursos de arquitetura, agronomia e até biologia. Um bom paisagista deve ter conhecimentos sobre botânica, ecologia, zoologia, substratos e até embasamento nas artes plásticas. Um grande projeto paisagístico (rodovias, represas e etc) envolve a participação de diversos especialistas: biólogos, agrônomos, arquitetos, engenharia florestal e outros.

Um dos principais objetivos do paisagista é tornar mais agradável a vida nas cidades de concreto. Para isso faz-se necessário um amplo conhecimento das espécies para que se saiba, por exemplo, quais são as mais belas plantas para aquelas condições climáticas, quais podem oferecer mais sombra, quais exalam um perfume mais agradável e muito mais.

O projeto paisagístico deve posicionar as plantas altas de modo que não obstruam a vista para as partes mais belas do terreno, como cachoeiras, lagos e outras formações naturais.

Paisagismo
Sempre que possível, valorize a vista para os elementos naturais.

Os biólogos e agrônomos podem se tornar grandes paisagistas pois conhecem bem a interação da flora com a fauna, bem como os melhores cuidados para os vegetais. Escolhendo a planta com base nesses conhecimentos, é possível desenvolver uma paisagem cheia de borboletas ou beija-flores. Podemos planejar locais que estejam sempre floridos e perfumados.

Paisagismo

Não é só as florações que são valorizadas. Muitas folhagens tem grande valor ornamental. E tem a vantagem de manter a beleza sempre presente, visto que algumas florações podem durar um único dia ou noite. O bamboo, por exemplo, é muito procurado devido a leveza de suas folhagens.

Nenhum comentário: