segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Uma boa opção para quem mora em apartamentos ou não tem muito espaço para um cantinho verde são os jardins verticais. Eles dão mais vida aos ambientes internos e externos ao ganharem espaço nas paredes ou muros.

O mais indicado para o jardim vertical são as espécies epífitas, isto porque elas exigem poucos nutrientes e água para se manterem vivas. Além disso, em função de sua baixa exigência, seu crescimento também é lento. As mais conhecidas plantas deste gênero são samambáias epífitas, líquenes, musgos, cactos, mais de 2.000 espécies de bromélias e orquídeas.

Este tipo de jardim pode ser montado tanto em paredes que recebem luz natural ou não, desde que receba luz artificial. Pode-se usar uma grade de madeira ou de ferro para amarrar as placas de xaxim ou os vasos com plantas. Muitos se inspiram numa treliça, onde uma coleção de vasinhos com espécies variadas ou não ficam suspensos por ganchos, podendo ser retirados para manutenção ou remanejados de acordo com a necessidade de cada planta.

Reprodução

Nenhum comentário: