sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Jasmim Manga – Árvore Buquê

Andando por São Paulo, em muitos e muitos lugares encontramos essa linda árvore ou arbusto de grande porte chamando nossa atenção pela delicadeza como carrega seus buquês de flores nas pontas de seus galhos aonde se aglomeram as folhas bem desenhadas e com tonalidades que vão do branco com amarelo até o vermelho vivo.
O perfume jasmim das flores, que dá origem a um dos nomes populares da Plumeria, nos leva a belas sensações quando o sentimos profundamente e de olhos fechados. O toque de suas pétalas é tão macio quanto a pele de um bebê… Podem inclusive ser utilizadas para buquês flutuantes depois que caem no chão, pois ainda estão lindas e cheirosas!
A Plumeria é um dos 415 gêneros da família botânica Apocynaceae. Conhecida também por Frangipani, possui muitas variedades. As mais encontradas em São Paulo são a Plumeria alba e Plumeria rubra.
alba
rubra
buquê
Através das imagens percebemos quão fácil é se apaixonar pela Plumeria. Originária do México, Antilhas, Guianas e Equador. Veja várias outras imagens das flores da pluméria no site do Jardim Botânico de Honolulu e também algumas ilustrações botânicas no Flora brasiliensis .
coroa
Culturalmente as flores do Jasmim-Manga são muito utilizadas em diversas Ilhas do Pacífico na confecção de colares e coroas como adornos comemorativos, comumente dados simbolizando afeto. No Havaí são chamados de”Leis”. Em um artigo (em inglês) sobre a História dos Leis do Havaí descobrimos que colares e adornos com flores foram utilizados por homens e mulheres de todo o mundo desde tempos remotos e que existem tipos diferentes de adornos para cada ocasião. Curiosamente as flores de pluméria que são as mais conhecidas entre os “leis” são as mais recentemente utilizadas no Havaí. Em Samoa, o colar é chamado “ula”. Existe um feriado especial em comemoração aos “leis”, é dia 1º de Maio. Veja fotos do Dai do Lei no qual todos são convidados a usar e fabricas leis. E mais imagens de leis lindíssimos! Também leia a matéria turística (em inglês) de John Fischer sobre o feriado.
De tão desejadas, as flores das Plumérias para adornos até possuem uma fábrica especializada em confeccionar os adornos em resina. Conheçam a Frangipani / Plumeria Creations!
Abaixo algumas outras imagens das plumérias em São Paulo!
troncos
calçada
close

Nenhum comentário: