domingo, 23 de junho de 2013

Arquitetura paisagista é a arte e técnica de promover o projeto, planejamento, gestão e preservação de espaços livres, urbanos ou não, de forma a processar micro e macro- paisagens.

sábado, 22 de junho de 2013

Piscinas biológicas: você sabe do que se trata? Várias palavras servem para definir o conceito de piscinas biológicas, dentre elas: piscinas naturais, piscinas ecológicas, biopiscinas… Há relatos que as primeiras delas foram construídas na Áustria, nos anos 70. De um modo geral, trata-se de um mix entre uma piscina tradicional e um lago artificial. Neste caso, parte da piscina é destinada para o banho e a outra parte é destinada para a depuração da água, por isso que são chamadas de biológicas, pois o tratamento é feito a partir das atividades naturais de autodepuração. A água é tratada por filtragem e pela presença de vegetação aquática adequada e biofiltros, ou seja, ideal para o banho, principalmente para crianças e pessoas alérgicas, já que não utiliza produtos químicos, como o cloro. Além desse benefício, as piscinas biológicas proporcionam uma maior aproximação com a natureza. piscina biológica Para ter uma dessas é preciso alguns cuidados ao projetá-la: a escolha do terreno, sua topografia e geometria, além do cuidado com o isolamento do solo. A escolha dos tipos de plantas aquáticas e pedras são de grande importância para garantir a purificação da água. No Brasil, já existem empresas especializadas na construção das biopiscinas, sendo o seu custo inicial um pouco maior do que o de uma tradicional. No entanto, as piscinas convencionais requerem custos com os produtos químicos e energéticos. Já as piscinas biológicas chegam a reduzir em até 60% os gastos com a energia elétrica, através do uso de bombas mais eficientes e de baixo consumo. Com os últimos avanços tecnológicos, é possível ter uma piscina biológica em espaços de apenas 50m², com raia de natação de 7,5 x5,00m. “Após a habitual escavação, o buraco é impermeabilizado com uma tela que é solidamente afixada no local e a piscina é dividida em dois espaços distintos – a zona de lazer e natação e a zona das plantas aquáticas, as responsáveis pela manutenção da piscina biológica. O buraco é depois enchido e a tela impermeável fica completamente invisível. Graças à presença das plantas aquáticas, o resultado final é uma piscina com um ar muito natural, muito semelhante a um lago” (ABCpisicnas). piscina biologica Uma das poucas restrições é para quem não gosta muito de bicho, já que provavelmente haverá animais anfíbios nas zonas das plantas aquáticas e que podem surgir ocasionalmente na área de banho. Mas acredito que o perfil de usuário deste tipo de piscina não irá se incomodar com este fato. O ideal é ter uma equipe multidisciplinar (arquitetos, biólogos, engenheiros, paisagistas) para que a sua piscina biológica fique em total harmonia com o entorno. Muito bom saber que as piscinas também podem ser amigas do meio ambiente, não é mesmo?!





segunda-feira, 10 de junho de 2013

A importância do paisagismo nos dias de hoje

Criar, planejar, executar... Dar a cada pessoa que procura um paisagista o desvendar de seus anseios, descobrir seu desejo de trazer a natureza um pouco mais perto, seja em um jardim, um vaso ou uma pequena jardineira.

Projetar um ambiente com plantas é tarefa árdua que deve ser conduzida com mãos de maestro, onde entram em jogo fatores como forma, harmonia, cor, textura, beleza e técnica.



Não existe um projeto igual ao outro, a resolução de um bom paisagismo, de um bom jardim, passa pela integração com a residência, com o edifício e pelos critérios com a escolha das plantas que melhor se adaptam ao clima e suas finalidades.

Valorizar a beleza das plantas individualmente, deixando de lado o efeito das massas agrupadas, evitando-se amontoados de espécies muito próximas, tendo cada planta o seu lugar onde pode ser observada como única e como elemento de um conjunto maior que é o jardim. Que não se restringe só às plantas, mas aos caminhos, churrasqueiras, bancos, pisos, pergolados, quiosques, fontes, piscinas e acessos. São recursos que quebram a monotonia e podem ser usados com muita criatividade.

Hoje o paisagismo se funde às construções. O verde realça as formas, disfarça as imperfeições, rompe a rigidez dos materiais, suaviza o dia a dia de trabalho. Deve ser estudado e elaborado para que possa valorizar ainda mais o projeto arquitetônico e sua finalidade.

A natureza se apresenta como uma grande aliada para valorizar e humanizar estabelecimentos comerciais, tornando lojas e escritórios mais atraentes. O verde é capaz de amenizar a rigidez de um local de trabalho, criando ambientações mais acolhedoras, contribuindo para o aumento de produtividade pelo efeito tranqüilizante que as plantas causam nas pessoas.

O profissional de paisagismo trabalha em etapas, até chegar ao projeto definitivo. A primeira delas é o estudo preliminar, onde são feitos os levantamentos de todos os dados técnicos do ambiente, como luz, volumes e espaços, e entrevista com o cliente a respeito sobre suas expectativas e necessidades.

A Segunda etapa é o anteprojeto, que é apresentado por desenhos para a melhor visualização do trabalho, espécies de plantas, troca de idéias e mudanças se necessário.

Com a aprovação do cliente passa-se para a última etapa, o projeto de execuções, que traz os detalhes da construção do jardim. Através de plantas e detalhes, especificação da vegetação, quantidades de cada espécie, nomes científicos e o custo da execução da obra.

Para reforma do jardim, o paisagista segue as mesmas etapas, discriminando as obras necessárias para a sua reformulação, tanto da vegetação quanto dos elementos construtivos.

Também a manutenção das plantas, mesmo em vasos, é essencial para o seu bom desenvolvimento, é muito importante que um técnico especializado faça o acompanhamento do jardim, para que depois de implantado possa se desenvolver e durar muito tempo, ficando a cada ano mais bonito e atraente.

Seguindo um projeto e as orientações de um profissional, evita-se aborrecimentos e surpresas desagradáveis, como as plantas amarelarem e morrerem, causando um prejuízo não recuperável.

Hoje em dia, salvo raras exceções, o paisagismo é extremamente comercial. Vai-se em busca do menor preço e com uma preocupação super imediatista, em que os critérios técnicos e a integração com o meio ambiente são esquecidos ou ignorados.

Felizmente aos poucos esta mentalidade está mudando, pois a cada experiência desagradável, as pessoas procuram um serviço especializado, onde recebem a orientação técnica de um paisagista profissional.





domingo, 2 de junho de 2013