sábado, 26 de janeiro de 2013

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013




Frutíferas ornamentais no Paisagismo
Autor: Diego Gonzaga - Data: 10/01/2013


Capitular O uso de árvores e arbustos frutíferos no paisagismo é muito utilizado, devido a resistência e baixa manutenção bem como a produção de frutas em determinados períodos do ano.

Porém é importante ressaltar que árvores de grande porte devem ser evitadas na arborização urbana, devido frutos quando maduros poderem atingir pessoas e carros em locais públicos, gerando grandes problemas e poderá ocasionar a retirada das mesmas.


Foto: Guilherme Motta
Nome-científico: Artocarpus heterophyllus Lam.
Nome-popular: Jaca, jaqueira

No caso da Jaca, o seu uso é indicado em praças, parques, evitando a utilização em ruas, poise seus frutos são demasiadamente grandes. Exemplos são: Goiaba, Jabuticaba, Manga, dentre muitas outras de porte médio são apropriados em diferentes ambientes, tomando sempre o cuidado de manter podas para evitar que a árvore atinja alturas elevadas e se encontrem com fiação elétrica ou cause outros prejuízos. Seja moderado, e utilize as frutíferas ornamentais com as ornamentais pois tornará grandioso seu projeto, fazendo um mesclado de opções.




Foto: Guilherme Motta
Nome científico: Cocos nucifera L.
Nome-popular: Coco, Coqueiro, Coco-da-Bahia

A Palmeira mais utilizada no paisagismo dentre as frutíferas é o Cocos nucifera (Coco-da-Bahia), devido sua beleza, e produção de frutos. Porém seu uso em projetos deve ser bem realizado, pois devido ao peso dos frutos pode amassar carros e causar acidentes a pessoas. O uso em regiões litorâneas é bem apreciado.


Foto: Guilherme Motta
Nome científico: Citrus sinensis (L.) Osbeck
Nome-popular: Laranja, laranjeira

Em relação aos arbustos sua utilização é mais propícia em pequenos pomares e jardins, devido a facilidade de colheita.
Aumentando assim a interação verde-ambiente, pois com frutíferas em seu jardim, pequenos animais virão em busca de alimento, como belos passáros.


Foto: Guilherme Motta
Nome científico: Punica granatum L.
Nome-popular: Romã

Nada como abusar das frutas neste verão, melhor ainda quando ao nosso alcance.


Foto: Guilherme Motta
Nome científico: Prunus persica (L.) Stokes
Nome-popular: Pessêgo, pessegeiro

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013