segunda-feira, 30 de janeiro de 2012















Alguma sugestões para quem tem uma área grande de lazer, para reunir amigos e familiares. Um projeto clean e bonito, gostoso de se curtir.............













Uma boa sugestão, quando não se tem um lugar para piscina, colocar um Ofurô em meio de pedras, decks de madeira, trepadeiras,para um bom relaxamento, depois de um dia corrido.














Jardim em uma varanda de apartamento, consegue dar uma continuidade da sala estar.......












Em um canto sem expressão nenhuma, foi projetado um jogo de vasos de ceramica, que na verdade é onde corre agua em forma de cascata, entre beijinhos coloridos, papirus e bambus.












Um lugar para descansar e reunir com amigos, uma mistura de agua, plantas, pedras, madeira,e um iluminação invejavel para fornecer aos proprietarios a noite, um lugar para relaxar, escutar musicas , conversar ou mesmo ler um bom livro.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012














O paisagismo é um recurso que pode ser utilizado em qualquer tipo de espaço. Em uma casa ou apartamento, além de harmonizar e equilibrar o ambiente, com artigos estruturados, plantas e flores, eleva a qualidade de vida de seus habitantes. Os projetos em lugares com acesso restrito são mais delicados, charmosos e desenvolvidos com o foco nas pessoas que moram em uma residência ou no público que freqüenta o local”

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012










Lazer ao alcance de todos neste verão. Lago , piscina,chuveirão, gazebo, spa, toldo, pergolado...Deixe o seu quintal pronto para o sol e receba os amigos.


Displadênia - Mandevilla Sinesis...trepadeira










Vasos com iluminação interna de varias cores, aqui nesse caso serviu para realçar a piscina e a parede.

wisteria sinesis- trepadeira ou usar como arvore tambem.

sábado, 14 de janeiro de 2012













Uma Planta exotica que gosta de sol , fica linda em vasos grandes..................
De origem europeia, também é conhecido como “viola tricolor”. Representa recordação, reflexão. Em francês, anuncia “le pansée”, o pensamento, o pedido de retorno, a força de atracção que o pensamento exerce sobre as coisas o amor.

É a imagem do mensageiro sentimental nos cantinhos das correspondências breves ou em cestas que lindas meninas do campo carregavam serenamente.

Trata-se de uma herbácea que mede entre 15 e 30 centímetros de altura com flores garbosas arredondadas, que podem ter até 15 centímetros de diâmetro. São flores manchadinhas, o que lhes dá um aspecto de rosto humano, com grande variedade de colorido, combinando flores cor branca, flores cor rosa, flores cor amarelo, flores cor roxo e flores cor marrom, que se formam na primavera.

O Amor-Perfeito Gosta de terra bastante fértil, sempre húmida. Não deve ser exposto ao sol forte e obtém melhores resultados em regiões frias.São flores anuais que devem ser replantadas todos os anos

São flores que, por sua resistência e lindo colorido, são colocadas em entradas de muitas cidades e pequenas vilas. Dificilmente consegue-se evitar uma espiada quando se passa em lugares urbanos ornados com o colorido e a alegria dessas flores, que também se revela perfeita em jardins ornamentais ou para decoração de varandas.

Combina com outras diversas flores, como petúnias e begônias, por exemplo. Com a chegada do verão, estação na qual o Amor-Perfeito murcha, pelo excesso de calor, e seu aspecto é decomposto, sugere-se que o caule seja cortado em sua parte mais baixa, para que se possa apreciar novamente a exuberância de suas cores na próxima estação de florescimento.

Por serem três as cores mais comuns dessas flores, também é conhecida como “erva-da-trindade”, em homenagem a Santíssima Trindade.














Os narcisos formam um grupo muito grande de belas espécies bulbosas que produzem flores de inúmeros formatos e combinações de cores. Trata-se de uma planta vigorosa, rústica, de folhas lineares, que floresece normalmente no período do inverno e da primavera. A folhagem verde começa a despontar já no final do mês de abril.
O narciso é uma flor indicada tanto para corte e arranjos, como para o plantio em vasos ou jardins. Quando plantados de forma natural no jardim, sem seguir desenhos muito rígidos, os narcisos dão um ar de naturalidade campestre nas composições.

Cultivo
O cultivo de narcisos não requer cuidados muito especiais. O bulbo pode ser plantado em qualquer época do ano, em local definitivo ou, de preferência, quando ele começa a emitir brotação espontânea. Isso ocorre normalmente com a aproximação do frio do inverno.

Solo, luminosidade e umidade
Aceita bem qualquer tipo de solo, exceto o excessivamente encharcado, pois há o risco de apodrecimento do bulbo. A luminosidade ideal é a indireta bem abundante, no entanto, pode aceitar tanto a penumbra como o sol direto, dependendo das condições climáticas da região. Recomenda-se regar com moderação no plantio e manter o solo levemente úmido, sem saturá-lo.

Densidade de plantio
O ideal, como referência, é que os bulbos disponíveis atualmente no mercado sejam plantados com pouca profundidade e cobertos normalmente, com até 3 cm de terra. É recomendável, também, manter um espaçamento de 10 cm entre os bulbos, já que algumas variedades tendem a formar pequenas touceiras.Os narcisos compõem um grupo muito extenso de variedades, acima de 500 catalogadas. Assim, o florescimento é próprio de cada uma. As variedades adaptadas ao clima sub-tropical, normalmente muito perfumadas, têm floração cacheada branca e amarela pura ou, também, com o centro da flor em tom sempre contrastante com as pétalas. Florescem no final do inverno e, cerca de 30 dias depois, inicia o processo de dormência que vai durar até o início do próximo ano.

Cuidados com os bulbos
É na época da dormência que os bulbos devem ser manipulados, nunca durante o crescimento e floração. Os bulbos poderão ser retirados do solo, armazenados em local fresco e seco enquanto se aguarda que ele próprio inicie o processo de brotação. É possível, também, deixar o bulbo dormente no solo, pois ele não morrerá, exceto se eventualmente ocorrer ataque de lagartas, que podem destruir completamente o bulbo.




quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

As maravilhas da natureza em sua janela, dando um bom dia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Flores em janelas..........................de preferencia as pendendes................
suculenta

Impossível não se apaixonar por elas! Fofinhas e com maravilhosas formas e cores, elas são as queridinhas do mundo das plantas.

Originárias em sua maioria de ambientes desérticos, onde predomina o clima árido e as altas temperaturas, elas desenvolveram características especiais para que pudessem se adaptar. Algumas têm uma espécie de "pêlo" nas folhas, outras uma camada de cera, ambas as coberturas previnem a perda de água armazenada nas seguintes estruturas: folhas, caules, ou ainda nos troncos e raízes.

A capacidade de armazenar água e a grande resistência faz com que elas exijam pouquíssima manutenção. Geralmente basta um substrato bem drenado, no mínimo 4 horas diárias de sol e um bom regime de regas.

Para tê-las em casa por um bom tempo, basta seguir estas dicas:

Sua suculenta pode ser plantada tanto no vaso plástico como no de cerâmica, mas tenha sempre em mente que o plástico vai exigir um número menor de regas, pois ele não absorve a água como o de cerâmica, e consequentemente, permanece mais tempo molhado.

Aumenta o aproveitamento dos adubos colocados no solo, principalmente os NPK, pois as plantas terão maior capacidade de absorção.

Use um substrato bem drenado. Existem muitas recomendações de substrato, você pode encontrar uma que dê melhores resultados. Para isso teste em casa com suas mudinhas:

  • Sugestão 1:

    • 1 parte de terra vegetal
    • 2 partes de areia grossa
  • Sugestão 2:

    • 1 parte de terra vermelha
    • 1 parte de húmus de minhoca
    • 1 parte de areia grossa
    • 1 parte de carvão vegetal moído

As regas devem ser cuidadosas, uma vez por semana no verão, de maneira abundante, e uma vez a cada quinze dias no inverno. Não use pulverizadores para não formar um ambiente úmido em torno das plantas. Essa é só uma sugestão – você descobre a medida – se perceber que suas plantas estão murchando, aumente gradativamente a quantidade de água, caso as folhas da base começarem a apodrecer, diminua.

suculenta

Não adube excessivamente seus vasos. O excesso de nitrogênio faz com que as plantas cresçam exageradamente e fiquem muito suculentas. A planta fica estiolada (comprida e magrinha) e com as portas abertas para o aparecimento de doenças.

Use 1 colher de café de NPK 10-10-10 a cada mês nos vasinhos e elas se manterão bonitas. Use também farinha de osso (1 colher de chá/vaso) uns 2 meses antes da floração.

Deixe seus vasinhos ao sol, a maioria das suculentas gosta dele. As plantas que não tomam a quantidade necessária de luz ficam estioladas, tem sua aparência descaracterizada, a cor fica pálida e elas começam a apodrecer na base. Sempre observe o desenvolvimento e pesquise sobre as necessidades da sua planta, só assim ela vai ficará sadia e poderá oferecer toda sua beleza.

Paisagismo: Plantas ornamentais despoluidora



O girassol (Helianthus laetiflorus) absorve chumbo de solos contaminados.

O filodendro (Philodendron oxycardium) e a gérbera (Gerbera jamesonii) são capazes de absorver benzeno, utilizado na indústria química como solvente, altamente inflamável.

O clorofito (Chlorophytum comosum), a espada-de-são-jorge (Sanseviera trifasciata) e a jiboia (Scinddapsus piclus) capturam o gás formaldeídeo, usado na fabricação de corantes e vidros.

Uma árvore muito eficiente na captura de gás carbônico e outros poluentes liberados por automóveis e tem ganhado destaque em projetos de arborização urbana é a acácia-australiana (Acacia mangium).


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Modelos de Plantas para Jardins Residenciais

Todo mundo precisa de alguns momentos de paz e tranquilidade, ainda mais as pessoas que vivem em cidades grandes e que vivem a rotina da vida moderna, onde as pessoas fazem muitas coisas o dia todo e não possuem tempo nem para cuidar da decoração de casa. Até mesmo por causa desta necessidades, algumas pessoas valorizam muito projetos de jardins residenciais.

Mas, diferentemente do que a maioria destas pessoas pensam, não é necessário a contratação de um profissional para cuidar destes jardins residenciais, os próprios moradores poderão montar os projetos de jardim e decorar e montar o jardim de acordo com seu gosto e seu estilo de decoração.

Uma das primeiras etapas na definição de seu projeto de jardim residencial é o tamanho dele. Se o pátio tiver um grande espaço, os moradores poderão usar e abusar da criatividade, podendo até mesmo cultivar algumas plantas e arvores para compor o ambiente. Caso o espaço seja menor, existem opções de plantas artificiais ou gramados sintéticos que podem gerar um resultado mais efetivo.

Após a definição do espaço, os moradores devem definir as plantas, flores e árvores que farão a composição do ambiente, bem como os elementos decorativos, bancos, fontes, lagos artificiais, etc. É muito importante que os moradores tenham consciência de que os jardins residenciais precisam de cuidados sempre.

Qualquer descuido pode transformar seu jardim em um matagal, o que pode colocar meses, ou até mesmo anos, de trabalho jogados fora. Para as pessoas que trabalham o dia inteiro e não possuem tempo, o ideal sempre é a contratação de jardineiros ou caseiros para a manutenção do espaço.
Confira algumas imagens de jardins que podem servir de inspiração para que você comece a fazer o seu:



Uma boa opção para quem mora em apartamentos ou não tem muito espaço para um cantinho verde são os jardins verticais. Eles dão mais vida aos ambientes internos e externos ao ganharem espaço nas paredes ou muros.

O mais indicado para o jardim vertical são as espécies epífitas, isto porque elas exigem poucos nutrientes e água para se manterem vivas. Além disso, em função de sua baixa exigência, seu crescimento também é lento. As mais conhecidas plantas deste gênero são samambáias epífitas, líquenes, musgos, cactos, mais de 2.000 espécies de bromélias e orquídeas.

Este tipo de jardim pode ser montado tanto em paredes que recebem luz natural ou não, desde que receba luz artificial. Pode-se usar uma grade de madeira ou de ferro para amarrar as placas de xaxim ou os vasos com plantas. Muitos se inspiram numa treliça, onde uma coleção de vasinhos com espécies variadas ou não ficam suspensos por ganchos, podendo ser retirados para manutenção ou remanejados de acordo com a necessidade de cada planta.

Reprodução

JARDIM VERTICAL COM ORQUIDEAS E BROMELIAS

Blog de orquidariosantaclara :ORQUIDARIO SANTA CLARA orquidariosantaclara@hotmail.com, JARDIM VERTICAL COM ORQUIDEAS E BROMELIAS

Que tal a idéia de aproveitar espaços pequenos em uma residência com orquídeas, para incentivá-los incluimos uma foto de um jardim vertical com orquideas e bromelias que mantemos no Restaurante Icaro, em nossa cidade - Niteroi.

Hoje em dia pela diminuição dos espaços disponíveis em nossas casas, apartamentos fica difícil achar um espaço disponível para montar um cantinho verde, mas isso pode ser resolvido, com a montagem de um jardim vertical.


Esse tipo de jardinagem usa principalmente espécies epífitas, que requerem poucos nutrientes e uma pequena quantidade de água para se manterem e desenvolverem, pois elas conseguem retirar seus nutrientes até da atmosfera, e devido a sua baixa exigência, e lento crescimento, são ideais para tal.


Estes jardins podem ser montados, em paredes que estejam disponíveis, onde as plantas possam receber alguma luz natural, ou mesmo luz artificial.

Depois de pronto, as regas podem ser com aspersores manuais para áreas pequenas ou mesmo com mangueira para jardim a cada 2 dias dependendo da umidade do ar ambiente. E pode, mas não necessariamente ser incluída na água de rega, adubos hidrosolúveis compatíveis com as plantas escolhidas. Bom cultivo.

As Tillandsias, tesouro secreto dos desertos, também conhecidas mundialmente como Airplants, são majestosas jóias exóticas de um reino quase oculto na natureza. Elas estão entre os Deuses maiores das obras de arte. São os cultivares mais belos e magníficos da família das Bromeliaceas, essas maravilhas não necessitam de terra para crescerem.
O gêneroTillandsia foi nomeado por Carolus Linnaeus em 1738 em honra ao medico e botânico finlandês Doutor Elias Erici Tillandz (originalmente Tillander) 1640 / 1693.
A Tillandsia é um gênero botânico pertencente à família Bromeliaceae, subfamília Tillsandsioideae.
São plantas aéreas e a maioria habita as árvores e absorve seus nutrientes e umidade do ar. São mais de quatrocentas espécies e é o gênero que apresenta o maior numero de espécies espalhadas pelas Américas. São encontradas em desertos, bosques e montanhas. No Brasil existem cerca de quarenta espécies diferentes de Tillandsia



Tamanho, Forma e Textura - Elas podem variar muito em tamanho (de três centímetros a cinco metros de altura), forma (enrolado, roseta, bulboso, em forma de concha, provindo, etc.) e textura (macio, peludo a dura e verde). Todas tem tendência acrescerem e se aglutinarem-se formando lindas bolas decorativas.

Inflorescência - Lindas flores são outra característica destas plantas. A intensidade e a riqueza dos roxos, vermelhos, rosas, amarelos, verdes e carmim é algo para se contemplar. Flores ou inflorescências que podem durar de uma semana a dois meses. Em algumas variedades, podem durar até um ano. Com alguns espécimes podemos encontrar grandes surpresas. Pequenas flores com menos de um centímetro de cumprimento que exalam um perfume tão intenso de notas extasiantes que podem tomar todo ambiente onde se encontram. Para os incrédulos sugiro uma pequena experiência. Coloque em uma sala um ou dois exemplares de Cacticola, Straminea ou Duratii, deixe que permaneçam ali por algum tempo no ambiente fechado, posteriormente entre e ai constatará a veracidade dos fatos.
As notas adocicadas as vezes se tornam inebriantes. Não raro nas matas, ao se caminhar pelas trilhas, sente-se o aroma de lavanda e outras essências. São intensamente visitadas por Beija-Flores, Abelhas e pássaros frutívoros, que além de polinizá-las, se encarregam de disseminar-lhes as sementes.

Reprodução I - Durante e / ou após a floração, as Tillandsias produzem em qualquer lugar onde se encontram de uma a uma dúzia de mudas ou filhotes. Estes crescem gradualmente e atingem o tamanho adulto entre um a quatro anos, enquanto a planta mãe ou matriz gradualmente morre no espaço de uma geração ou duas.

Ambientação - As plantas florescem quando maduras, sob a combinação de luz, água, circulação de ar, temperatura e umidade. Estas condições são possíveis dentro de casa usando o ventilador de teto, a iluminação de uma janela com claridade sem a presença dos raios solares e uma bandeja com água ou cascata decorativa nas proximidades. Alguns borrifos em névoa proporcionados por um aspessor alguns dias na semana são sempre benéficos. Agora deve-se ter o cuidado de se verificar se não estão sendo encharcadas, pois elas podem apodrecer.
É claro que manter as plantas ao ar livre é melhor e poucos cuidados são necessários. Ao colocar a planta de sol direto, como sob uma grande árvore onde os raios espreitam através das folhas é ideal para fazer a planta crescer saudável e obter florações. Uma árvore também protege as plantas da chuva ou danos causados pelo vento. Ficam muito decorativas quando penduradas em uma cerca ou muro do pátio. A aplicação de uma rega leve com uma mangueira de água em dias alternados em dias secos proporciona bastante umidade para o crescimento saudável, mas a maioria pode tolerar semanas de abandono.
A melhor maneira de se saber se a planta não está recebendo bastante umidade, é quando as folhas começam a ondular ou criar um canal no cumprimento da folha.
Como regra geral, os exemplares de folhas verdes e macias requerem menos sol e mais umidade e tendem a prosperar em ambientes frios, tipo: uma varanda sombreada, pátio ou uma parede de frente para o sul com um beiral de telhas que proporcionam sombra são áreas ideais. As de cor cinza de folhas mais duras preferem mais luz e menos umidade e se adaptam melhor a áreas mais quentes, com algum sol pela manhã ou mesmo filtrado pelas folhas de uma árvore é o ideal, mas deve-se observar se há marcas de queimadura, isso indica sol em excesso. De uma forma geral as Tillandsias suportam bem temperaturas que podem atingir até quarenta e cinco graus. Adubação
As Tillandsias quando fertilizadas durante os meses quentes irão reproduzir-se com muito mais força e vigor, quando combinadas com iluminação e regas freqüentes. As plantas devem ser adubadas em uma programação consistente e contínua. Um bom adubo foliar diluído em água e aplicado na forma de névoa é o ideal. Agora deve-se ter o cuidado para não se utilizar uma dosagem muito forte, pois as Tillandsias, como as Bromélias em geral, têm um grande poder de absorção. Então o recomendado é que se utilize ¼ da dosagem recomendada pelo fabricante, e a cada duas semanas uma dosagem um pouco mais forte na proporção da metade da dosagem recomendada pelo fabricante diluída em um litro de água.
As aplicações devem ser dar com o auxilio de um aspessor, observando-se os horários de sol frio, pela manhã cedo ou à tardinha quando o sol está se pondo. As formulações podem ser as mesmas utilizadas em Orquídeas, observando-se que devem conter uma baixa concentração do elemento Cobre. Uma boa formulação recomendada é a 17-9-26 (importada) encontrada no Osmocote ou mesmo o 14-14-14 também do Osmocote. Como geralmente vem granulado, deve-se bater a dosagem em um liquidificador e coá-lo, para não entupir o aplicador.
Indução de Florescimento
Um exemplar forte e saudável, pode ser artificialmente induzido a florescer. Para tanto basta colocá-lo em um saco plástico com um pedaço de maçã por um ou dois dias, durante seis ou quatorze semanas, dependendo da espécie. O gás etileno liberado pela maçã forçará a floração precoce da planta. Existe também no mercado um produto importado chamado Florel, que tem por finalidade a indução do florescimento precoce. Ele é muito utilizado por viveiristas e produtores para forçar a floração e frutificação para melhores preços fora da safra (acontece muito com o limão, manga, etc.).
Eu, particularmente, não sou adepto desse artifício e nem o recomendo o uso, pois ele reduz a expectativa de vida das plantas e reduz a quantidade de mudas. Se ao exemplar é dado a permissão de completar seu ciclo de vida natural, as flores também tendem a durar mais tempo. Assim, recomendo muito cuidado quando se propõe a adquirir algum tipo de planta. Pois normalmente empresas e / ou pessoas inescrupulosas vendem Tillandsias em vasos fixadas por palha de arroz ou outro tipo de substrato como se o exemplar fosse terrícola. Desavisadamente, o comprador leva para casa uma "bomba de efeito retardado", pois por falta de experiência, permite que o exemplar adquirido continue ali afixado e continua a regá-lo generosamente, essa combinação fará com que a planta apodreça e morra, levando o comprador a voltar ao estabelecimento e adquirir novo exemplar. Vejo isso acontecer muito a miúdo aqui. Mas nem todos os estabelecimentos são inescrupulosos, mas existem alguns por aí.
Reprodução II - Normalmente após o florescimento vêm as mudas ou filhotes, mas alguns exemplares irão produzi-los antes de então. Os filhotes podem ser deixados ligados à planta mãe, e formarão touceiras atraentes, ou caso queira, podem ser separados e afixados em alguma outra coisa para crescerem individualmente. Se optar por separar as plantas, aguarde até que os filhotes cheguem a metade do tamanho das matrizes ou mais. Munido de uma faca afiada e esterilizada, corte no ponto de fixação ou seja na axila da planta mãe. Mantenha a ferida limpa e a cauterize com canela em pó e deixe secar por um dia ou dois. Os objetos e / ou material que forem utilizados para anexar as novas mudas devem ser ásperos ou cheios de fendas. A planta pode ser colada, presa ou amarrada com linha de pesca ou barbante.
Montagem Cênicas
A montagem ou suspensão das Tillandsias é muito simples. Se a montagem é para uma exposição ou voltada para venda, poderá ser utilizada uma cola especial (importada) chamada Tilly Tacker e / ou a E-6000, que são elaboradas especialmente para montagem de Tillandsias ou Airplants. Outras formas de fixação podem ser feitas com o auxilio de linha de pesca, linha encerada ou fio de arame ( sem COBRE). Os materiais a serem usados como base de fixação podem ser conchas, corais, pedras, cristais, troncos, galhos, variando de acordo com a criatividade e o gosto individual de cada pessoa.



Idéias Criativas
As Tillandsias se adaptam bem a qualquer tipo de situação desde que sejam respeitados os meios de sua sobrevivência. Com isso se tornou uma planta polivalente e pode ser utilizada na montagem de arranjos em cestas de barro, potes, guirlandas de videira, galhos de árvores secas com interessantes formas retorcidas, troncos, conchas, chapéu de palha para pendurar na parede, etc. As possibilidades são infinitas e tudo vai depender apenas de um pouco de imaginação. Apenas deve-se certificar-se a planta receba correntes de ar para secá-las após as regas.
Aqui em casa tenho vários pés de Jabuticabas, e um deles morreu. Deixei que secasse e cortei as partes mais finas da árvore. Revesti-a com Tillandsias Usneóides e apliquei algumas Fireball nas pontas. Foi um trabalho extenuante de três semanas, pois as Tillandsias, foram cuidadosamente enroladas em volta do tronco e galhos de maneira a revesti-lo totalmente, sem permitir que se veja os mesmos. A arte final compensou o sacrifício, pois o efeito visual foi muito além das expectativas.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012